Agendamento IVDP

Master of Port França 2025: Seis Sommeliers Rumo à Final em Paris

Porto & Douro Magazine


As provas de seleção do prestigiado concurso Master of Port França 2025 decorreram no passado mês de junho, num cenário de grande simbolismo: a Embaixada de Portugal em Paris. Este evento reuniu candidatos altamente motivados e um júri de excelência, que contou com a participação de Manuel Lima, Chefe do Serviço de Prova do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP).

Os candidatos enfrentaram uma exigente bateria de provas teóricas e práticas, que colocaram à prova os seus conhecimentos técnicos, sensoriais e a sua paixão pelo vinho do Porto. Após esta rigorosa seleção, foram apurados os seis sommeliers que seguem agora para a semifinal do concurso:

  • Jean-Vincent Ridon, sommelier voador e sommelier do Culture Wine Bar,            na Cidade do Cabo
  • Logan Guignot-Trufley, chef sommelier do restaurante Lalique, em Bommes
  • Marie Wodecki, cheffe sommelière do restaurante Saba, em Annecy
  • Mattia Angius, sommelier caviste do Ciketto, em Angers
  • Maxime Valéry, chef sommelier exécutif do restaurante Paul Bocuse
  • Pierre-Alexis Mengual, chef sommelier do Indie Group

Como parte do seu percurso rumo ao título, estes seis sommeliers irão visitar a Região Demarcada do Douro e a cidade do Porto entre os dias 5 e 8 de outubro, a convite do IVDP, IP. Esta visita formativa permitirá aprofundar os seus conhecimentos sobre a história, as castas, o terroir e a diversidade do vinho do Porto, elementos essenciais para a fase final da competição.

A grande final do Master of Port França 2025 está agendada para o dia 24 de novembro, em Paris, e promete ser um momento de celebração da excelência, da técnica e da dedicação ao emblemático Vinho do Porto.

O concurso é uma organização conjunta do IVDP, I.P., do Syndicat des Grandes Marques de Porto e da Union de la Sommellerie Française, refletindo o empenho comum na valorização e promoção do Vinho do Porto junto da sommellerie francesa.

 

 


Partilhar