Tipos de comunicações ao Congresso

  1. Comunicações orais

São comunicações científicas ao Congresso, que devem apresentar conteúdo inédito, não havendo sido publicados/apresentados (ou estar em via de ser publicados/apresentados) em qualquer outro evento de âmbito regional, nacional ou internacional ou em obras (livros e revistas) físicas ou digitais.

  • Deverá ser submetido previamente um resumo da comunicação para avaliação pela Comissão Científica.
  • A pré-inscrição no Congresso é obrigatória para a submissão do resumo e a inscrição definitiva é exigida para se poder efetuar a apresentação da comunicação.
  • No momento da submissão, os autores devem indicar o tipo de apresentação pretendida (comunicação oral ou póster), ficando ao critério da Comissão Científica a sua aprovação nesse formato ou a sugestão de alteração.
  • A apresentação (em português ou em inglês) não poderá exceder 10 minutos, podendo haver lugar a debate, no final.
  • O autor deve submeter um resumo e, posteriormente, a versão completa destinada a constar das atas do Congresso.
  • A publicação posterior do trabalho em revista científica (a designar oportunamente) será opção dos autores, sendo avaliado pelo painel da própria revista e de acordo com as suas regras.
  • Haverá lugar a emissão de diploma de apresentação.
  1. Comunicações breves

São comunicações orientadas para a prática quotidiana das empresas, com carácter de divulgação, ou para a apresentação rápida de projetos em desenvolvimento, em que se mostre o que de mais promissor se faz para o progresso do setor vitivinícola.

  • Deverão ser submetidos à Comissão Científica o máximo de 3 slides (obrigatória a inclusão de um slide inicial com o título, autores e afiliação, etc.), que se destinam a suportar a comunicação.
  • A pré-inscrição no Congresso é obrigatória para a submissão dos slides e a inscrição definitiva é exigida para se poder efetuar a apresentação da comunicação.
  • A comunicação breve deve inequivocamente restringir-se ao âmbito aprovado.
  • A apresentação (em português ou em inglês) não poderá exceder 5 minutos, sem lugar a período de debate.
  • A não submissão e aprovação prévia do conteúdo dos slides impede a realização da apresentação.
  • Haverá lugar a emissão de diploma de apresentação.
  1. Pósteres

São comunicações de caráter técnico-científico, transmitidas unicamente de forma gráfica, sendo posteriormente selecionadas as apresentações mais relevantes para exposição resumida por Relator no decurso do programa do Congresso.

  • Deverá ser submetido previamente resumo do póster para avaliação pela Comissão Científica.
  • A pré-inscrição no Congresso é obrigatória para a submissão do resumo e a inscrição definitiva é exigida para se poder efetuar a apresentação do póster.
  • No momento da submissão, os autores devem indicar o tipo de apresentação pretendida (comunicação oral ou póster), ficando ao critério da Comissão Científica a sua aprovação nesse formato ou a sugestão de alteração.
  • Os pósteres deverão ser impressos em papel com o máximo 160 cm de altura e 90 cm de largura.
  • Deverão permanecer expostos durante todo o Congresso, sendo obrigatória a presença do autor/apresentador junto ao póster em horário e local a definir pela Comissão Organizadora.
  • A não presença do autor/apresentador no horário e local definidos pela Comissão Organizadora resultará na não emissão de diploma de apresentação.

Admissão de comunicações

O Congresso Douro & Porto 2020 – Memória com Futuro contempla um processo de avaliação pela Comissão Científica do Congresso, a quem cabe a aceitação das propostas submetidas.

As inscrições para comunicações ao Congresso devem ser realizadas pelos próprios titulares do trabalho, ficando como elemento de contacto com a Comissão de Organização o primeiro autor ou o autor para tal designado.

A forma de submissão dos trabalhos observará três fases e os seus prazos respetivos, conforme indicado abaixo:

Fase 1: Envio de resumo da comunicação oral ou do póster para apreciação pela Comissão Científica

  • O resumo deverá ser submetido em plataforma informática a disponibilizar para o efeito, segundo as regras aí constantes.
  • No resumo não devem aparecer referências que possam identificar o autor ou autores do trabalho.
  • As comunicações orais devem apresentar conteúdo inédito, não havendo sido publicados/apresentados (ou estar em via de ser publicados/apresentados) em qualquer outro evento de âmbito regional, nacional ou internacional ou em obras (livros e revistas) físicas ou virtuais.
  • O prazo para o envio dos resumos da comunicação para aceitação pela Comissão Científica terá início às 00:00 horas de 1 de maio de 2020 com término às 23:59 horas de 31 de maio de 2020.
  • Os resumos submetidos serão avaliados pelos membros integrantes da Comissão Científica do Congresso, com base na qualidade científica do trabalho, segundo os critérios de pertinência do conteúdo, relevância do tema, a clareza e articulação apresentada nos conceitos e ideias, atualização dos conceitos e compatibilidade com as normas de submissão.

Os autores devem indicar o tipo de apresentação pretendida (póster ou comunicação oral), o painel em que consideram mais adequada a integração da